"O inferno dos vivos não é algo que será; se existe, é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que do inferno não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço."
Ítalo Calvino

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O Gol e o Jalapão


"Fizemos o Jalapão de Gol 1.0 (é usar e abusar).
Saldo: 1 pneu furado, 1 atolamento, 1 peito de aço no saco.
Fizemos os principais passeios, exceto as dunas (não precisa abusar tanto!) e a comunidade do capim dourado (preferimos gastar mais tempo no Fervedouro e na cachoeira da Formiga).
Ao perguntarmos à famosa dona Lázara como se chegava na cachoeira da Velha ela riu da nossa cara por que acreditávamos ser possível chegar de Gol... Valeu dona Lázara! Isso nos encorajou bastante a não te pagar nem a pau 200 reais para ir do lado de fora da 4x4 sem incluir hospedagem nem alimentação.
Aconselhamos a quem for pegar uma excursão para o Jalapão, que feche o pacote em Palmas, tem pacotes de 550 reais com tudo incluído (transporte, hospedagem e algumas refeições). A dona Lázara cobra 350 (do lado de dentro da 4x4) para dois dias, sem nada incluso.
Além disso, quem for ficar na pousada da dona Lázara em Ponte Alta, pegue quarto sem ar-condicionado, por que o ar não funciona direito, além de ser desnecessário (à noite venta bastante e a ajuda de um ventilador é mais eficiente contra os pernilongos). A relação custo/benefício da pousada dela não é das melhores, mas não chegamos a ver as outras pousadas para comparar. A comida do restaurante da dona Lázara é boa (como vocês podem ver, ela é o Roquefeler do Tocantins!)
Aconselhamos também que façam esse passeio logo. Tá tudo virando represa para usina hidrelétrica... A propósito, me esqueci de avisar que em Mateiros o risco de passar fome com dinheiro no bolso é real. O jantar é sob encomenda e não interessa às pousadas fazer jantar para 2 pessoas. Além disso, o que eu disse sobre o ar-condicionado da dona Lázara, vale também para Mateiros: prefiram os quartos com ventilador e durmam de janelas abertas.
E só mais uma dica: é possível chegar em Mateiros pela Bahia. Aliás, a estrada é melhor.

3 comentários:

Carlão-Ba disse...

Adorei suas fotos do Jalapão e pretendo ir para S.Desidério-Ba/Alto Paraíso/ Jalapão/Carolina -Ma e voltar pela Serra das Confusóes/Serra da Capivara (Pelas fotos que vi +/- o que vcs fizeram) em Janeiro/2009, justamente na época das chuvas. Pela dica sua,a estrada de Mateiros pela Bahia está melhor, gostaria de saber mais especificamente por onde, Coaceral, Rio da Conceição? Já que irei com carro sem tração,um Kangoo que nem conseguiu subir a estrada de chão da cachoeira de Serra Talhada-MG, nem de ré subiu. Informações para Carlão-Ba (vilaverde24@hotmail.com)....Obrigado.

Carlão-Ba disse...

Só corrigindo Cachoeira do Tabuleiro - MG, que o carro não subiu, devido muitas pedras soltas na subida bem ingreme e carro sendo 1.0.

Purusha disse...

Carlão,
você vai juntar nossas duas viagens!
Fique atento, porque a Serra das Confusões não tem esse nome à tôa... os areais que nós pegamos no Piauí não foram bolinho não, o negócio é esvaziar os pneus e seguir sempre as "guias". A diferença para os areais do Tocantins é que em Tocantins tem pedra sob a areia, o que pode ser perigoso, mas ajuda a atolar menos.
Acho que se você pretende passar pela chapada vai ter que chegar por Ponte Alta mesmo, mas na volta vai fazer o mesmo caminho que fizemos. É só perguntar em Mateiros como você chega na Pedra da Baliza, lá tem indicação para chegar em Correntes, no Piauí. Nós pegamos essa estrada, mas seguimos de Coaceral (Formosa do Rio Preto)de volta para o Jalapão - pelo lado da cachoeira da fumaça e do rio soninho - e para Goiás (Terra Ronca e Gruta Angélica).
Com chuva vai ser preciso coragem!
Se você achar que vai precisar de uma 4x4, considere a possibilidade de fechar a excursão em Palmas.
Na serra da Capivara pode ser mais barato hospedar-se na cidade. Dormimos apenas uma noite no alojamento do parque, eles cobram preço de pousada e oferecem conforto de albergue. Mas tem a coisa bacana de dormir no parque etc.
Chegando no Maranhão lembre-se: se mineiro só é solidário no câncer, marenhence nem no câncer o é. A gente atola e eles ficam olhando.
A propósito, tabuleiro é lindo! É uma pena que fizeram o minerioduto minas-rio e que estão retomando a mineração em Conceição do Mato Dentro.
Boa Viagem!