
"Fizemos o Jalapão de Gol 1.0 (é usar e abusar).
Saldo: 1 pneu furado, 1 atolamento, 1 peito de aço no saco.
Fizemos os principais passeios, exceto as dunas (não precisa abusar tanto!) e a comunidade do capim dourado (preferimos gastar mais tempo no Fervedouro e na cachoeira da Formiga).
Ao perguntarmos à famosa dona Lázara como se chegava na cachoeira da Velha ela riu da nossa cara por que acreditávamos ser possível chegar de Gol... Valeu dona Lázara! Isso nos encorajou bastante a não te pagar nem a pau 200 reais para ir do lado de fora da 4x4 sem incluir hospedagem nem alimentação.
Aconselhamos a quem for pegar uma excursão para o Jalapão, que feche o pacote em Palmas, tem pacotes de 550 reais com tudo incluído (transporte, hospedagem e algumas refeições). A dona Lázara cobra 350 (do lado de dentro da 4x4) para dois dias, sem nada incluso.
Além disso, quem for ficar na pousada da dona Lázara em Ponte Alta, pegue quarto sem ar-condicionado, por que o ar não funciona direito, além de ser desnecessário (à noite venta bastante e a ajuda de um ventilador é mais eficiente contra os pernilongos). A relação custo/benefício da pousada dela não é das melhores, mas não chegamos a ver as outras pousadas para comparar. A comida do restaurante da dona Lázara é boa (como vocês podem ver, ela é o Roquefeler do Tocantins!)
Aconselhamos também que façam esse passeio logo. Tá tudo virando represa para usina hidrelétrica... A propósito, me esqueci de avisar que em Mateiros o risco de passar fome com dinheiro no bolso é real. O jantar é sob encomenda e não interessa às pousadas fazer jantar para 2 pessoas. Além disso, o que eu disse sobre o ar-condicionado da dona Lázara, vale também para Mateiros: prefiram os quartos com ventilador e durmam de janelas abertas.
E só mais uma dica: é possível chegar em Mateiros pela Bahia. Aliás, a estrada é melhor.